quarta-feira, agosto 31, 2005

A minha entrada para a escola


A minha Mãe com a idade de 18 anos


No ano da minha chegada à casa dos meus pais, faleceu um dos meus irmãos, o Francisco, que tinha 2 anos, como resultado de um surto de enterite que houve nesse ano. Todos choraram e lembro os gritos da minha mãe e da minha irmã mais velha. Vi tudo o que se passou e vi o meu irmão a morrer, ninguém se apercebendo que eu estava ao lado da cama. Quando me viram e me retiraram de lá já a minha mãe gritava muito.
Comecei a ter diurese nocturna e emagreci muito. Cheguei a subir para cima de um muro que existia lá e que dividia os terrenos do meu pai dos dos dos vizinhos, e ficar lá horas sem conta até ser encontrada noite dentro pelo barulho do choro. Nunca sabia se me tinham andado a procurar, tal era o meu desinteresse.

No ano seguinte fui para a escola, onde fui sempre uma excelente aluna. Em Abril desse ano passaram-me para a segunda classe por eu aprender muito rapidamente, e os outros meninos não me conseguirem acompanhar. Quando acabavam as aulas se não era a minha irmã a levar-me pela mão, eu ficava sem rumo e não ia para casa. Qualquer sítio servia menos a casa dos meus pais. Ficava em qualquer lado. Lembro-me de um dia a minha irmã estar doente e não ter ido para a escola e eu ter seguido um rumo diferente do que devia seguir, depois das aulas. Fui encontrada, noite dentro, a chorar, sentada no chão num canto qualquer.

Um dia em que estavam na escola a escolher crianças muito necessitadas para ir comer a sopa dos pobres, dei o meu nome e fui também, sem avisar nem nada. Quando cheguei à noite a casa dei com a minha mãe a chorar, e a dizer "dei uma filha para o mundo para andar a comer a sopa dos pobres". A verdade é que continuei a ir durante o ano todo, e bem boa era a sopa! Também davam uma colher de óleo de fígado de bacalhau e todas as outras crianças choravam, não a queriam, mas eu tomava sem problemas. Os meus companheiros de refeição eram crianças e mendigos. Podia comer-se toda a sopa que se quisesse, mas pão é que era só uma fatia.